O SESI (Serviço SOcial da Indústria) do estado de Pernambuco (PE) informou na última terça-feira (02/05) sobre a oferta de novas vagas para cursos gratuitos, no modelo EAD (Ensino à Distância), focando no público que deseja realizar o EJA (Educação de Jovens e Adultos).
De acordo com Mirella Barreto, que é diretora de Educação do Sesi-PE, o principal objetivo da EJA é oferecer uma nova oportunidade para aqueles que não conseguiram concluir o ensino básico. Dessa forma, os alunos terão maiores chances e possibilidades de retornarem ao mercado de trabalho ou até mesmo ingressarem nele.
Se você quer saber as principais informações sobre as novas vagas que estão sendo oferecidas, não deixe de ler nosso texto por completo!
Sobre a disposição das vagas
São oferecidas 500 vagas, na modalidade de ensino à distância, todas totalmente livres de custo. Elas são voltadas para dois públicos em específico:
- Alunos com 15 anos ou mais que pretendem frequentar o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Fundamental Anos Finais;
- Pessoas com 18 anos ou mais que estejam interessadas em concluir os anos finais da Educação Básica.
O grande diferencial dessas vagas, é que elas são pensadas para que o estudante possa conciliar sua jornada de trabalho com seus estudos.
Dessa forma, o curso não só acontece relativamente rápido, em apenas 13 meses, como também oferece uma formação que foca no preparo para o mercado de trabalho.
Além disso, as vagas estão dispostas em dois diferentes modelos:
- Totalmente EAD – todo o curso acontecerá de forma virtual, por meio das plataformas do SESI;
- Semipresencial (80% EAD + 20% Presencial) – uma vez por semana, o aluno precisará comparecer a escola, oferecendo, também, cursos de qualificação profissional pelo SENAI-PE.
Cabe ressaltar, no entanto, que no caso desse último, só há disponibilidade de vagas nas unidades: de Caruaru, no Agreste Pernambucano, e Vasco da Gama, Região Metropolitana do Recife.
Sobre o SESI
O SESI atua na oferta de cursos gratuitos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em várias unidades no Brasil, incluindo em Recife, incentivando a qualificação profissional e pessoal.
A instituição possui a taxa mais elevada de conclusão de cursos no Brasil, com 50% a mais de conclusões do que os cursos de Educação de Jovens e Adultos públicos, o que contribui para o avanço das políticas públicas educacionais e para o aumento da produtividade e da competitividade do país.
Os participantes dos cursos EAD gratuitos terão acesso a um material didático personalizado que se adapta às suas necessidades profissionais e de carreira, bem como ao ambiente de trabalho.
Além disso, esses contarão com uma ampla gama de ferramentas e plataformas educacionais, posto que o SESI oferece diversas opções de personalização de conteúdo didático que combinam diversas áreas do conhecimento com setores da indústria, incluindo alimentos e bebidas, couro, construção civil, química, madeira e mobiliário, minerais não metálicos, metalurgia, têxtil e vestuário.
Ademais, os ambientes de aprendizagem oferecem uma combinação de ensino e prática, tanto no trabalho quanto na escola e na vida.
Como realizar a inscrição no curso gratuito EJA do SESI-PE?
As inscrições começaram na primeira semana de abril e irão até o fim de julho (28/07). É possível realizar a inscrição presencialmente, em quaisquer unidades do SESI-PE ou através do endereço de e-mail: [email protected].
Quais documentos são necessários para a realização da matrícula?
Para realizar a inscrição, é necessário apresentar uma série de documentos, como de praxe. Listamos todos os necessários a seguir:
- Foto 3×4;
- Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
- Cópia do RG e CPF;
- Cópia do comprovante de residência;
- Histórico escolar original.
Todos esses documentos deverão ser apresentados, ambos por quem realizar a inscrição de forma virtual, ou presencial. Com destaque para o histórico escolar, ele precisa ser entregue, em qualquer unidade do Sesi-PE ou na Casa da Indústria, situada no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife.
Mesmo aqueles que optarem pela inscrição via e-mail ou Correios devem seguir esse procedimento obrigatório.