São diversos os tipos de cabelos e texturas que existem no mundo, nunca sendo um totalmente igual ao outro, porém existem técnicas que podem ser utilizadas para mais de um tipo de cabelo e mesmo assim dão certo.
A fitagem é uma técnica de finalização para cabelos ondulados, cacheados ou crespos, que tem como objetivo garantir uma maior definição dos cachos, trazendo movimento, leveza e uma apresentação impecável.
A técnica apresenta pouquíssimos passos e pode ser feita em casa mesmo, sem a necessidade de procurar um profissional do ramo. Vamos apresentar agora os passos que devem ser seguidos para que você garanta uma finalização “de respeito”.
Como funciona a técnica de fitagem?
Basicamente, a técnica consiste em separar mechas do cabelo em fitas, o que dá origem ao nome da técnica, e realizar a ativação dos cachos utilizando um creme da sua preferência, sem a necessidade de valores ou marcas específicas.
Além dos cremes, já existem escovas especiais para este tipo de finalização, mas o método mais convencional é realizado com as mãos mesmo, sem a necessidade de utilizar fonte de calor, ademais, a secagem é feita naturalmente.
Para começar, é importante que a pessoa esteja com o cabelo de úmido a molhado e, de preferência, lavado. Após isso, é necessário separar as mechas do cabelo, que terão a espessura que você preferir.
Após separar as fitas, será necessário aplicar o creme e realizar diversos movimentos de vai e vem na mecha para que o hidratante seja bem absorvido. Após isso, é necessário amassar o cabelo das pontas para a raiz e mantê-lo imóvel por um tempo.
Essa é a fitagem mais tradicional encontrada, porém existem outras técnicas que incrementam passos e produtos extras para uma finalização mais duradoura ou mais diferenciada.
Fitagem estruturada
A fitagem estruturada não é nada mais que a fitagem tradicional citada acima, porém nela é utilizado mais de um tipo de produto além do creme, como óleos, sprays densos e muitos outros.
Esses produtos que são acrescentados ao processo tradicional prometem manter o cabelo estruturado por mais tempo, além de dar mais movimento, maciez e brilho.
Plopping
Outro método que utiliza os mesmos passos da fitagem tradicional, mas com um acréscimo no final do processo é o plopping. Este método consiste em utilizar uma camiseta de algodão para amassar os fios e ainda utilizar a mesma como touca no final do processo, para abafar os cachos e evitar frizz e volume.
Porque fazer fitagem no cabelo?
Você pode estar se perguntando qual seria o motivo de realizar todos esses passos para conseguir uma finalização e não apenas lavar o cabelo e deixar secar naturalmente, certo? O caso é que os cabelos ondulados, cacheados e crespos precisam de uma atenção especial.
Diversas pessoas que possuem estes tipos de cabelo alegam que os fios ficam com muito frizz, amassados, volumosos e bagunçados e isso acaba causando um enorme incômodo por acabar ficando com aparência de descabelado.
Com a fitagem, os fios ficam alinhados, brilhosos, sem volume e sem frizz, características que tornam o visual mais estiloso, deixando muitas pessoas com a insegurança de lado ao usar o cabelo natural.
Produtos interessantes para a técnica
Como já falamos, com apenas água e creme você já consegue realizar a fitagem com sucesso, mas existem alguns produtos feitos especialmente para a técnica que podem ser interessantes para você.
As texturas dos produtos são várias e irão depender do tipo de finalização que você mais gosta. É possível encontrar produtos leave-in, gelatinosos e cremosos, e cada um entregará um resultado diferente ao final da técnica.
Os óleos e sprays também não devem ser descartados, pois apresentam um tipo de finalização específica que poderá ser o que você está procurando para os seus cabelos.
Mas, no fim das contas o que importa mesmo é a sua força de vontade para chegar na finalização perfeita e um creme de hidratação ou de pentear. Este combo, com certeza, garantirá uma finalização linda e que chamará atenção por onde você passar.
Os produtos poderão ser encontrados em farmácias, mercados ou lojas de cosméticos, e os preços variam para todos os tipos de públicos, indo de produtos caros até produtos baratinhos, todos de qualidade.