Principais cuidados que você deve ter com sua pele sensível

 Vermelhidão, manchas e coceiras na pele são sintomas típicos de quem possui uma pele sensível. Esse tipo de pele exige diversos cuidados, pois elas geralmente não mais finas e frágeis do que as demais. 


limpeza-pele-sensivel-6766925
Imagem: Reprodução/Internet
Uma pele torna-se sensível quando sua barreira protetora é comprometida, tornando-a mais suscetível à ação de fatores externos, que podem causar irritação ou alergias. Leia mais sobre o assunto e descubra como cuidar da pele sensível e mantê-la saudável e livre de irritações. Confira!

Máscaras calmantes

Um sintoma comum em pessoas que possuem pele sensível é a vermelhidão aparente da epiderme. Trocar o seu hidratante ou sentir um vento gelado já é suficiente para que a sua pele fique irritada.

Usar uma máscara que possui propriedades anti-irritantes, anti-inflamatórias e que reduzem a vermelhidão da pele pode ser uma ótima ideia, principalmente se ela possui ação descongestionante e refrescante.

Use produtos que não agridam a pele

No fim de um longo dia, você sente aquela necessidade de lavar o rosto para remover a sujeira e poluição acumulada. Quando você for higienizar a pele, use sabonetes próprios para o seu tipo de pele.

Os sabonetes comuns podem irritar muito a pele e acabar com a camada protetora. O ideal é que os produtos utilizados sempre possuam ações calmantes, pois eles vão acalmar a irritação causada no dia a dia.

Quaisquer produtos que causem irritação, desconforto, coceiras, vermelhidão ou outros sintomas anormais devem ter seu uso suspenso. Por isso, opte por formulações suaves e livres de parabenos, fragrância, álcool e corantes.

Hidratantes

A hidratação deve ser feita sempre, independente do seu tipo de pele. No caso das peles sensíveis, o mais recomendado é usar hidratantes à base de água ou que sejam feitos exatamente para a sua pele.

Usar um hidratante, principalmente pela manhã, é essencial para proteger e pele contra os agentes externos que você irá encontrar no dia a dia.

Dicas para cuidar da pele sensível

Bom, nós te passamos as dicas essenciais de cuidados com a sua pele sensível, mas existem alguns cuidados básicos que devem ser levados em consideração quando você quer manter a sua pele sempre estável.

Use tecidos naturais

Dê preferência para tecidos o mais naturais possíveis. Segundo os dermatologistas, a pele reage ferozmente aos tecidos sintéticos, como poliéster, e acabam acontecendo alergias muito severas. O único momento em que não é recomendado um tecido de algodão é quando você for praticar atividades físicas, pois o algodão absorve o suor.

Cosméticos infantis

As linhas de produtos para bebês costumam ter o mínimo de conservantes e ativos possíveis, pois o desenvolvimento das crianças ainda não é completo e pode prejudicar o desenvolvimento.

Pesquisadores afirmaram que, se você lavar o rosto com shampoo pelo menos duas vezes ao dia, conseguirá notar uma melhora de até 90% da vermelhidão e coceira da pele. O produto é capaz de remover impurezas que ficam presentes nos poros.

Não esfregue demais a pele

Esse cuidado vale principalmente para quando você for lavar o rosto. Quando você esfrega demais a pele, você remove a camada natural de proteção e acaba deixando-a exposta para as sujeiras e poluições do dia a dia. 

O ideal é que você tenha uma esponja macia ou que lave somente com as mãos. Faça uma massagem nas regiões mais sensíveis para estimular a chegada de sangue na região.

Não use roupas justas

É a mesma questão sobre quando falamos sobre usar tecidos naturais. Quando você usa roupas muito justas, elas acabam ficando um dia inteiro em atrito com a sua pele e obviamente irão te causar vermelhidão e coceiras.

Outra coisa péssima é passar um hidratante e depois colocar uma calça justa. Acontece um acúmulo de produto em determinadas regiões. Isso faz com que a sua pele não respire e fique ainda mais irritada.

Tire a roupa quando voltar da academia

Ficar com uma roupa úmida por muito tempo pode causar uma proliferação rápida de fungos e bactérias que são expelidos pelo seu suor. Chegue da academia e vá direto para o banho e coloque uma roupa leve.

Apesar de você não enxergar os fungos, você sente-os presentes em forma de coceira e vermelhidão na pele. Caso você já esteja com a pele irritada, o melhor é não fazer nada que te deixe suando, pois poderá agravar a situação. 

Cuidados no inverno

Essa estação do ano que está se aproximando de nós pede cuidados redobrados com a pele, pois significa que ela estará mais ressecada e propensa a irritações. Use hidratante diariamente.

Em relação ao banho quentinho que tanto amamos, o melhor é maneirar na temperatura da água, pois muito quente pode remover a camada de hidratação da pele. Isso faz com que a pele perca água e fique desidratada e suscetível a irritação. 


Anúncio
Agora que você já sabe todos os cuidados que deve tomar com a sua pele sensível, execute-os e cuide de você. Se conseguir, faça uma rotina de skincare para usar máscaras calmantes que deixem a pele hidratada e protegida.

Últimos Artigos

Procurando Curso

0

Você foi selecionada(o) para 4 cursos online grátis!​

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E VEJA OS CURSOS 👇🏻​​