Começar a praticar exercícios é algo que todas as pessoas deveriam fazer, afinal além de promover uma qualidade de vida bem maior, ainda tem uma produção maior de hormônios no organismo, o que nos torna mais felizes e muito mais bonitos.
Exatamente por conta disso que iremos passar 17 dicas de como você pode cuidar dos seus cabelos antes e depois do treino, a fim de que você mantenha o seu corpo saudável e, principalmente, os seus cabelos ainda mais bonitos. Siga lendo para saber!
17 dicas para cuidar dos seus cabelos antes e depois do treino
1- Escolha corretamente como prender o cabelo
É absolutamente impossível fazer exercícios sem prender os cabelos e, por conta disso, é importante prendê-los com um elástico certo. O ideal é que você não utilize elásticos convencionais, mas sim aqueles que possuem cetim em volta, que danificam menos o cabelo.
2- Não aperte os fios
Se, por acaso, for necessário que você realmente prenda os seus fios durante o treino, evite que eles fiquem presos de forma muito apertada, puxando o seu couro cabeludo para trás.
3- Solte os cabelos de vez em quando
Não deixe os seus cabelos presos durante longos períodos, é ideal que durante o seu treino, você solte as madeixas durante um tempo para evitar deixá-lo apertado durante o treino inteiro.
4- Mantenha os fios hidratados
Para evitar que você danifique o seu cabelo com o suor, que é naturalmente mais salgado, é ideal que você mantenha a hidratação do seu cabelo em dia, para que ele não fique puxando água de forma inadequada, principalmente do suor.
5- Utilize protetor solar para os cabelos
Muitas pessoas acabam deixando esse cuidado de lado quando o assunto são os fios, todavia, é de suma importância usar o protetor solar, bem como o protetor térmico, além de bonés ou chapéus que cubram a região do couro cabeludo.
6- Molhe os cabelos antes de entrar na piscina ou mar
Uma coisa muito importante é que você molhe o seu cabelo antes de entrar na piscina ou no mar, pois o cabelo previamente encharcado fechará as cutículas e, por consequência, não irá absorver os poluentes da água.
7- Passe creme ou óleo nos fios antes das atividades
Principalmente em treinos que requerem mais energia, é importante que você faça a aplicação de um creme de nutrição ou um óleo para umectação, para proteger os seus cabelos do suor e já iniciar um processo de nutrição.
8- Beba água
Não apenas para que o seu corpo se sinta bem, mas também os seus cabelos, é importante se manter sempre hidratado e, caso você não saiba, a conta que deve ser feita para a ingestão de água por dia é de 0,035mL de água a cada quilo corporal.
9- Lave os cabelos
O acúmulo de sebo no couro cabeludo e também de suor pode não só prejudicar o crescimento do seu cabelo como também a absorção de nutrientes essenciais para que ele se mantenha saudável, por isso o ideal é que você lave o cabelo, no máximo, dia sim e dia não.
10- Evite água quente
A água quente mantém a cutícula do cabelo muito aberta e ainda tem a probabilidade de queimar o couro cabeludo, por isso é ideal que você faça a lavagem com água de morna a fria, para não ter problemas.
11- Durma com o cabelo seco
Ficar com o cabelo molhado encostado no travesseiro é um pedido para que bactérias e fungos se desenvolvam no seu couro cabeludo e, obviamente, causem doenças; por conta disso, sempre durma com os cabelos molhados.
12- Não prenda os cabelos molhados
Assim como o que comentamos no tópico anterior, é importante que você não prenda os cabelos molhados, não apenas pela concentração de umidade, mas porque eles ficam mais suscetíveis a quebras.
13- Passe creme no comprimento dos fios
No ato de lavagem do cabelo não passe cremes, condicionadores ou óleos diretamente na raíz do cabelo, sendo o mais importante que você passe apenas no comprimento, onde será realizado o fechamento das cutículas.
14- Cronograma capilar é o seu aliado
Para que os seus cabelos fiquem bonitos por mais tempo, é ideal que você mantenha um cronograma capilar durante toda a semana, não apenas nos dias que treina, realizando as etapas de nutrição, hidratação e reconstrução conforme a necessidade.
15- Utilize produtos adequados para o seu cabelo
Compre produtos que estejam de acordo com o seu tipo de cabelo, sejam eles mais secos, mais oleosos ou mistos, então evite ficar pegando produtos emprestados ou comprando o mais barato da prateleira.
16- Reduza o uso do secador
Sabemos o quanto o calor excessivo pode prejudicar os fios e, se no seu caso for indispensável o uso do secador de cabelo, recomendamos que você utilize um protetor térmico de boa qualidade.
17- Consulte um especialista
Por último, mas não menos importante, é recomendado que você procure um dermatologista para consultar o seu tipo de couro cabeludo e, claro, o seu tipo capilar, para conseguir um tratamento adequado e manter o seu cabelo muito mais bonito e saudável.