Hidratação da pele: Tudo o que você precisa saber!

Hidratação da pele: Tudo o que você precisa saber, lendo o nosso texto abaixo!
Anúncio

Nos últimos anos muito se tem falado da skincare, rotinas de cuidados com a pele que possuem como objetivo diminuir linhas de expressão, combater o envelhecimento precoce e manter a saúde da derme da face.

Mesmo sendo o cuidado com a pele o mais conhecido, a pele de todo o corpo merece uma atenção redobrada, principalmente por conta dos grandes danos que os raios UV vêm ocasionando na sociedade ao longo do tempo.

Os cuidados consigo mesmo devem sempre merecer uma grande atenção, pois somos os principais responsáveis por cuidar de nós mesmos, evitando diversas doenças, manchas, cicatrizes e até mesmo o tão famoso câncer de pele.

Como já ficou bem claro, é muito importante manter estes tipos de cuidados com a pele e, por isso, no texto de hoje falaremos sobre as principais informações que você deve saber para começar a cuidar da sua derme como ela merece.

Cuidados com a derme e tudo que você precisa saber para começar

A pele do corpo é o maior órgão do organismo e é por isso que ela demanda uma grande quantidade de nutrientes, dentre eles o mais necessário para a pele é a água, que conta com 70% do líquido do corpo. 

A hidratação da pele se torna muito importante, pois ela é a principal barreira do organismo contra diversos tipos de agressores, como raios UV, bactérias, fungos, radicais livres, poluentes, entre  vários outros.

O principal modo de manter a hidratação e a saúde da pele é manter uma alimentação saudável, tomar bastante água e sempre utilizar protetores solares mesmo em dias nublados. Porém, além disso existem métodos alternativos para essa hidratação.

Métodos de hidratação da pele

Como falamos acima, além das necessidades convencionais para uma pele hidratada, também existem métodos de hidratação da pele que podem ajudar no processo para quem precisa recuperar ou evitar os danos. Conheça alguns a seguir:

Hidratação por Umectação 

Um dos métodos alternativos de hidratação da pele é a hidratação por umectação. Como já falamos aqui várias vezes, a principal forma de hidratação da pele é através da água, visto que é  a umectação que garante que as células absorvam mais umidade.

Os produtos que realizam esse tipo de hidratação garantem que as células cutâneas (da pele) consigam captar e absorver mais água do ambiente, evitando que ocorra desidratação da pele e que diversos sintomas já citados aqui apareçam.

Dentre os componentes mais conhecidos destes produtos estão o ácido hialurônico e a glicerina, que são componentes indicados por diversos dermatologistas para pessoas que possuem uma pele oleosa, que diferente do que muitos pensam também precisam de hidratação.

Hidratação por Oclusão 

O método que falaremos agora é o método por oclusão. Diferente do método por umectação que garante a captação de água do ambiente para as células, este método garante que a água não seja perdida pela pele e vá para o ambiente.

Isso ocorre através de uma formação de camada lipídica sob a pele, e impede que os poros liberem as gotículas de água que serão evaporadas para o ambiente, evitando também a desidratação da derme.

Dentre os componentes mais conhecidos temos as manteigas vegetais e ácidos graxos, além disso, o mecanismo é indicado para peles secas, já que as mesmas irão possuir uma barreira já danificada e com falta de hidratação. 

Hidratação ativa 

Por último, temos o método de hidratação ativa, um método mais complexo que demanda de ingredientes com capacidade de penetrar a parte mais profunda da pele e se ligar nas moléculas de H2O, evitando a evaporação dos poros.

Porque manter a pele hidratada?

Com o passar dos tempos, a poluição e o aquecimento global estão provocando um grande aumento dos raios UV, os principais responsáveis por danos na derme que é exposta ao sol sem proteção.

Manter uma hidratação e um cuidado aprofundado da pele evita diversos malefícios que vão desde manchas até doenças graves, como o câncer de pele, que muitas vezes começa apenas com uma manchinha simples.

É importante conhecer o seu tipo de pele para saber quais são os produtos mais indicados para a sua hidratação. O mais recomendado é realizar uma consulta dermatológica, onde o profissional lhe orientará da melhor maneira possível sobre o uso adequado de cremes, protetores, etc.

Últimos Artigos

Procurando Curso

0