Cuidar da saúde da pele é algo muito importante, visto os grandes aumentos das agressões causadas pelos raios UV encontrados na luz solar, e uma das alternativas para esse cuidado são as conhecidas skincares.
A skincare virou uma febre no mundo online por conta de diversos vídeos de rotina mostrando o que as influenciadoras utilizam nos seus cuidados com a pele, e achamos uma ótima maneira de criar um novo conteúdo, visto que ajuda diversas pessoas.
A pele é uma parte muito importante do nosso corpo, pois é o maior órgão do nosso organismo e o que mais precisa de água para hidratação. Além disso, a pele é a barreira física que possuímos contra germes, bactérias e poluentes tóxicos.
Hoje falaremos sobre como incluir a skincare nas suas rotinas noturnas, o momento ideal para que você dê uma atenção redobrada para a pele e faça os cuidados recomendados.
Skincare noturna x skincare diurna
Com certeza, realizar uma skincare noturna é importante, mas o mais importante é manter ela em conjunto com uma skincare diurna, que apresenta seus benefícios na pele durante o dia.
Mas quais as diferenças encontradas nestes dois tipos de skincare? Os dois tipos de skincare apresentam passos iguais, como a limpeza, a tonificação e hidratação, porém existem alguns passos extras que devem ser destacados.
A principal diferença dos dois tipos de skincare é a necessidade de utilizar algum tipo de proteção solar durante o dia, já que estaremos expostos à luz solar e aos raios UV que o sol libera e entra em contato com a pele.
As luzes artificiais também podem prejudicar a nossa pele, porém a noite a proteção UV necessária se torna bem menor e é encontrada em outros tipos de produtos, como os hidratantes faciais, não necessitando de protetores.
O tratamento de pele noturno acaba sendo muito mais agressivo e profundo na pele, o que a torna mais sensível ainda. Esse é um dos motivos pelo qual existem os passos específicos para a skincare noturna, visto que iremos evitar a luz solar por várias horas.
Um grande exemplo destes tratamentos mais profundos para a pele é o uso de ácidos, retinol, e outros produtos agressivos contra a acne, que não podem entrar em contato com a luz solar por poderem causar danos.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a skincare diurna e noturna, iremos mostrar para você os passos que poderão ser seguidos na sua skincare noturna para uma pele mais bonita e hidratada.
Passos da skincare noturna
Antes de informarmos à você os passos que poderão ser seguidos nessa rotina, é importante ressaltar que o mais indicado é que você consulte o seu médico dermatologista e peça a melhor rotina para o seu tipo de pele.
Limpeza da pele
O primeiro passo que deve ser realizado na skincare noturna é a limpeza da pele, que irá remover todas as impurezas que são responsáveis por obstruir os seus poros e causar uma má regeneração celular da pele.
O indicado é que você utilize inicialmente produtos que são responsáveis por retirar maquiagem e protetor solar, como água micelar e óleos e, em seguida, o uso de um produto para limpeza, como os sabonetes e espumas.
Outro passo que poderá ser incluído é a esfoliação da pele, que irá retirar sujeiras profundas e peles mortas que apenas a limpeza normal não retira. Mas, cuidado! Esse processo deve ser feito apenas 1x na semana.
Tonificação da pele
Após realizar toda a etapa de limpeza da sua pele, chegou a hora de tonificar-lá, ou seja, regular o pH da pele. Procure pelo tônico que mais combina com o seu tipo de pele.
Tratamento da pele
Esse passo é o principal da rotina de skincare da noite, já que é nela que você poderá realizar os seus tratamentos sem medo. Aqui você irá cuidar das suas acnes, rugas, manchas, ou qualquer outro tipo de problema que você encontrar durante a sua skincare.
Hidratação da pele
E, por fim, para acalmar a sua derme após todos esses processos, chegamos na hidratação, que irá devolver toda a água perdida durante o dia e garantir que a sua pele siga macia e saudável.