Apesar de ser uma atividade extremamente benéfica para o organismo, muitas pessoas ainda têm preconceito com o pilates, achando que não estimula tanto os músculos quanto outras atividades ou até mesmo pode acabar causando lesões, mas isso tudo são achismos pouco verdadeiros.
Exatamente para que as pessoas deixem de espalhar informações falsas sobre o pilates, criamos um texto completo com 9 benefícios que o mesmo pode trazer para a saúde e o bem estar do seu organismo. Para conhecer mais sobre esse exercício tão completo, basta seguir lendo o nosso texto!
Pilates: Todos os benefícios que você precisa saber sobre a modalidade
1- A respiração
Para quem já fez pilates pelo menos uma vez na vida, sabe que a respiração é uma das bases para que os exercícios sejam executados corretamente, visto que o tempo que você leva para respirar acaba influenciando muito nesses fatores e, por conta disso, a qualidade da sua respiração irá melhorar muito, pois ela estará sendo feita de forma consciente.
2- Diminui a possibilidade de adoecer
Assim como todos os exercícios, o pilates faz com que o seu corpo comece a desenvolver melhor a imunidade, visto que ajuda na produção de antioxidantes e auxilia na melhor absorção dos nutrientes que estão sendo ingeridos pelo seu corpo.
É claro que o pilates não consegue fazer todo o trabalho sozinho, sendo necessário se alimentar corretamente e manter a hidratação sempre em dia.
3- Realinhamento de postura
Não é apenas a quiropraxia que é capaz de realinhar a coluna, o pilates também proporciona a organização das suas vértebras (é normal você ouvir um estalo ou outro nas primeiras aulas) e, com isso, haverá uma redução muito grande da chance de você sofrer qualquer lesão praticando outros esportes.
4- Alongamento
Um dos principais exercícios do pilates é o alongamento, onde você começará a aquecer os seus músculos para os demais exercícios ou para deixá-los relaxados ao final da sessão. Esse alongamento global do seu corpo permite que você tenha maior extensão dos seus músculos e articulações, reduzindo significativamente as dores em certas regiões.
5- Aumento da força
Ainda sobre o alongamento, você conseguirá melhorar a sua postura no cotidiano e, aliado a isso, ganhará uma força maior na sua lombar, pois o peso do seu corpo e das coisas que você carrega estarão distribuídos ao longo da sua coluna e não concentrados apenas na sua lombar, fazendo com que você consiga sustentar mais peso por mais tempo.
6- Coordenação motora
Pilates é um exercício considerado de baixo impacto e, por conta disso, muitas pessoas idosas acabam optando pela prática, mas o que muitas não sabem é que além de estarem melhorando a sua disposição, ainda estão melhorando a sua coordenação motora, visto que os exercícios dependem de atenção e, muitas vezes, mover membros em sentidos opostos.
7- Evite lesões
O pilates é apenas a cereja do bolo quando falamos sobre exercícios, dessa forma, muitas pessoas acabam encaixando outras modalidades, como a musculação ou a caminhada e, como já citado anteriormente, o pilates consegue desenvolver melhor certos músculos, o que evita lesões em atividades de maior impacto, como uma corrida, por exemplo.
8- Aliado ao equilíbrio
Para quem está sofrendo com a osteoporose e não encontrou alternativas para começar a se exercitar, o pilates pode ser uma boa alternativa, pois, por ajudar a manter o equilíbrio do corpo, ele acaba sendo um ótimo aliado contra as possíveis fraturas causadas pela osteoporose, podendo até mesmo ser considerado um dos melhores exercícios para quem não pode realizar atividades de alto impacto.
9- Redução da ansiedade
Por último, mas não menos importante, não poderíamos deixar de fazer um paralelo entre o primeiro benefício dessa lista, que é referente a respiração. O exercício de respiração é muito utilizado por pacientes durante crises de ansiedade, a fim de controlar os batimentos cardíacos e, como no pilates a respiração será feita de forma consciente durante todo o período do exercício, haverá uma enorme redução da ansiedade no dia a dia, também causada pelo aumento de hormônios produzidos durante o exercício.
Esperamos que você tenha conseguido entender todos os benefícios que o pilates é capaz de oferecer para a sua vida e, a partir disso, procure o melhor local para começar a exercitar seu corpo!