loader image

Como se vestir para ir em uma entrevista de emprego

Leia o nosso texto abaixo e confira algumas dicas de Como se vestir para ir em uma entrevista de emprego!

Se você está trocando de empresa ou está adentrando no mercado de trabalho agora, deve saber que existem algumas “regras de etiqueta” que devem ser seguidas para uma entrevista de emprego e não apenas na forma de falar com o entrevistador, mas também na forma de se vestir.

Muitas pessoas não sabem, mas a roupa define  a primeira impressão que o entrevistador terá de você e, pensando em lhe ajudar a conseguir o seu próximo emprego, criamos um texto com algumas dicas para que você se vista de forma adequada para uma entrevista de emprego. Para saber mais, basta seguir lendo!

Como se vestir para uma entrevista de emprego

1- Conheça o local onde você quer trabalhar

Antes de ir para a entrevista de emprego, você deve pesquisar rapidamente sobre o código de vestimenta de uma empresa, pois mesmo que se tenha vagas completamente iguais, dependendo do local e da ocasião, será necessário usar uma roupa diferente e você não quer passar vergonha por não saber o que vestir, certo?

2- Pesquise sobre a vaga para a qual está se candidatando

É importante que se tenha consciência para qual vaga você está se candidatando, afinal você não irá se apresentar com a melhor roupa formal do seu guarda roupa se está apenas se candidatando para um estágio, certo? Além de conhecer o que você irá desempenhar, essa etapa também permite que o entrevistador conheça um pouco de quem você é.

3- Se adeque para ficar bem

Entrevistas de emprego já são desconfortáveis por si só e, levando isso em consideração, você com certeza não quer ir até o local se sentindo desconfortável com a roupa que está vestindo, concorda? 

Mesmo dentro do código de vestimenta do local, você ainda pode encontrar uma brecha ou outra para adequar-se e se sentir bem naquela roupa, seja com o uso de acessórios, sapatos mais confortáveis ou até mesmo prendendo o cabelo de uma forma que consiga favorecer o seu rosto.

4- Não use roupas chamativas

Você já ouviu falar que menos é mais? Isso é muito verdade quando estamos pensando em roupas para entrevistas de emprego, afinal você quer que o foco seja no que você está falando e não na roupa que você está vestindo.

Por conta disso, recomendamos que você abandone as texturas e as diferentes estampas e brilho, então… nem pensar. Aposte em peças com cores que te favoreçam, mas que preferencialmente sejam lisas, pois trazem mais elegância.

5- Prefira peças de roupas mais formais

Nada contra a calça jeans e a t-shirt, mas elas simplesmente não são bem apresentáveis para uma entrevista de emprego, afinal são as roupas que você utiliza no dia a dia. Por conta disso, prefira roupas que sejam adequadas a ambientes mais sérios como saias e camisas, no caso das mulheres, já no caso dos homens calça e camisa.

Como você pôde perceber, quando se fala de formalidade, a camisa pode acabar sendo uma peça coringa no seu guarda roupa.

6- O cabelo também importa

Ao se preocupar demais com a roupa, você pode acabar tendo alguns problemas com o seu cabelo, mas ele nunca deve aparentar estar desleixado ou mal cuidado, por isso se você sabe que tem uma entrevista de emprego com antecedência, tente cuidar do seu cabelo pelo menos uns dois dias, pode ser com uma boa hidratação. Sendo assim, arrume-o de forma que ele fique alinhado no dia, mas sem perder a sua autenticidade.

7- Faça uma maquiagem leve

Essa dica acaba valendo mais para as mulheres e, ressaltamos sempre, não exagere na maquiagem! Você não está indo para uma balada e sim para uma entrevista de emprego, então troque a base por um BB Cream, a sombra preta por um marrom e, claro, o batom vermelho por um nude, se mostrando mais discreta e formal.

Em alguns casos o batom vermelho pode casar bem e ter um bom contraste, mas tome muito cuidado com as tonalidades escolhidas!

8- Cuide das unhas

Esse pode ser um dos passos mais difíceis, principalmente para as pessoas ansiosas, mas é importante que você tenha as mãos bem cuidadas e as unhas feitas, pois sempre devemos começar cuidando de nós mesmos antes de cuidarmos de outras tarefas.

Últimos Artigos