Conheça as principais dicas para você não perder clientes em sua barbearia!

O mercado estético masculino cresceu exponencialmente nos últimos anos e com isso, surgiram diversas barbearias em todas as cidades. Com essa diversificação, tem ficado cada vez mais difícil conseguir manter os clientes.

Essa situação muitas vezes pode estar atrelada a falta de diferenciais, qualidade do serviço ou outros fatores inerentes ao local. No entanto, é importante que se busque estratégias e meios para não perder os fiéis clientes.

Anúncio

Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas para quem deseja manter o seu negócio em alta e evitar a perda clientela para a concorrência. Continue conosco e confira as principais dicas para não perder os seus clientes.

Qual a importância de fidelizar o seu cliente?

Foto/Reprodução: PixaBay

Como mencionamos na introdução, o serviço de barbearia tem se desenvolvido cada vez mais e por isso, é de suma importância que você desenvolva atrativos para os seus clientes, como forma de fidelizar e também os segurar no seu estabelecimento.

Alguns exemplos de iniciativas nesse setor são a inclusão de comercialização de outros produtos como bebidas, produtos de higiene e de cuidados para barba e cabelo e também, a inclusão de opções de entretenimento.

Claro que isso varia da estrutura do seu espaço, porém é importante entender que independente disso, você tem que manter o cliente fiel ao seu serviço. Separamos algumas dicas simples que qualquer barbeiro pode seguir, confira abaixo:

Melhores dicas para você não perder os seus clientes na barbearia

Tenha um atendimento diferenciado

O primeiro aspecto que devemos compreender é o atendimento. Isso porque muitas vezes a pressa do dia a dia acaba impedindo que você desenvolva um atendimento carismático e mais próximo do seu cliente.

Sendo assim, é importante que você sempre receba o cliente com um sorriso no rosto, atendendo da forma como você gostaria de ser atendido. Outro aspecto que corrobora isso é que cada vez mais as pessoas têm buscado ambientes que sejam bem tratados e melhor acolhidos.

Mostre que você se importa com o seu cliente

Historicamente, as barbearias são um lugar de descanso para os homens e também, um ambiente para fugir da sua realidade e conversar sobre diversos assuntos. Para desenvolver essa relação, é importante desenvolver outra parte do atendimento, a empatia.

Busque saber se seu cliente está bem ou se precisa tomar um copo de água ou café. Pergunte se a postura da cadeira está ok, se ele está confortável. Observe qualquer possível sinal de desconforto e busque solucionar isso, caso esteja no seu alcance.

Mantenha uma postura apresentável

Outro importante aspecto que diz muito sobre o seu serviço é a forma como você se comporta no seu ambiente de trabalho. Quem nunca ouviu a expressão: A primeira impressão é a que fica?

Pois bem, pensando nisso, busque sempre cuidar da sua vestimenta, buscando trabalhar de forma apresentável e séria. Evite falar muito alto, usar muitos palavrões, cuidar com conceitos a se abordar e também a forma como for responder o seu cliente.

Embora o ambiente possa ser mais despojado, é fundamental que você demonstre seriedade com seu trabalho e a postura é a peça fundamental da construção dessa imagem. Além disso, mantenha suas ferramentas e equipamentos sempre organizados.

Adicione música ao seu ambiente

Outro fator importante que às vezes agrega um valor importantíssimo ao seu estabelecimento é a presença de músicas ambiente. Isso ocorre graças ao fato de que a música ajuda o ambiente a ser mais descontraído e relaxante ao próprio cliente.

No entanto, a ideia não é apenas colocar músicas que você, como barbeiro gosta de ouvir, mas sim agregar diferentes estilos que agradam todos os seus clientes. Nesse aspecto é importante manter em dia as dicas que já mencionamos anteriormente.

Inclusive na própria música ambiente é importante manter a postura, mencionada no tópico anterior. Por isso, evite músicas agressivas ao ouvido ou até mesmo com letras muito pesadas que possam ofender algum dos presentes.

Mantenha uma análise contínua da evasão

Como mencionamos em um outro momento, é importante que você observe a saída dos seus produtos, para poder identificar os principais pedidos dos seus clientes. Nesse aspecto, entra mais uma importante análise, a verificação da taxa de evasão.

Busque acompanhar os movimentos semanais dos clientes e ver também a participação do cliente na sua barbearia. Desse modo, você poderá ver o cenário de forma mais direta e assim, poderá definir a melhor estratégia para diminuir a evasão.

Não perca tempo e busque já aplicar essas dicas ao dia a dia da sua barbearia e construa um ambiente acolhedor e despojado para o seu cliente.

Mantenha-se atualizado

Outro aspecto que pode ser o diferencial para que os seus clientes sempre voltem é o fato de você estar sempre ligado nas tendências que estão ganhando força no mercado masculino ou até mesmo que você se especialize em coisas que não tem muita prática.
Para a sua sorte, nós conhecemos alguns cursos que podem te ajudar muito na hora de fazer com que os seus clientes retornem. Um deles é o curso de técnicas profissionais de Barbeiro disponibilizado pela Cursos Grátis Online, que você pode saber tudo sobre ele clicando aqui.
Já o outro curso é sobre cortes de cabelo masculino, oferecido pela iEstudar e você também pode saber tudo sobre ele clicando aqui.

Últimos Artigos

Procurando Curso

0

Você foi selecionada(o) para 4 cursos online grátis!​

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E VEJA OS CURSOS 👇🏻​​