Cronograma Capilar: Para que serve e como montar o seu?

Confira tudo sobre o Cronograma Capilar, lendo o nosso texto abaixo!
Anúncio

Seu cabelo está sem vida ou parecendo ressacado? Ele pode estar precisando de alguns nutrientes para ganhar um brilho e isso pode ser obtido a partir de máscaras capilares e algumas dicas indispensáveis.

Uma delas, que já iremos te contar agora mesmo, é o cronograma capilar, realizado em casa mesmo, sem a necessidade de ir ao salão e 100% capaz de devolver tudo o que o seu cabelo está precisando para ficar bonito novamente. Para saber mais sobre essa técnica e como montar o seu, basta continuar lendo o nosso texto!

O cronograma capilar

Talvez você já tenha ouvido falar sobre cronograma capilar em algum momento, pois muitas pessoas começaram a indicar essa opção nos últimos anos e com muita razão, pois é uma opção que realmente funciona e consegue devolver a sua autoestima em pouco mais de um mês.

O cronograma capilar em si consiste nas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, que são intercaladas conforme a necessidade e o que o seu cabelo está precisando, podendo haver mais ou menos etapas de cada uma das partes do cronograma.

O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, independente da curvatura e, principalmente, para quem tem os cabelos quimicamente tratados ou faz uso de fontes de calor com frequência, ou seja, danifica o cabelo periodicamente.

As etapas do cronograma capilar

Comentamos rapidamente sobre as etapas do cronograma capilar, sendo elas hidratação, nutrição e reconstrução, mas falaremos mais detalhadamente sobre cada uma delas para que você tenha noção do que esperar de cada fase.

Hidratação

A hidratação é a etapa mais conhecida e tem a capacidade de devolver a água para o fio, que é perdida todos os dias. Além disso, com o seu cabelo devidamente hidratado, ele fica pronto para receber os nutrientes provindos das outras etapas do cronograma, ou seja, a hidratação é realmente a base de todo o processo.

Nutrição

Na nutrição são devolvidos os óleos naturais do fio, tanto pelo uso de cremes quanto através da umectação, que é feita utilizando-se óleos vegetais. Essa etapa evita a perda de água e o ressecamento dos fios, tornando-os visualmente mais bonitos.

Reconstrução

Por último, mas não menos importante, contamos com a etapa de reconstrução, geralmente utilizada em cabelos que realmente estão pedindo socorro, pois ela é capaz de devolver as proteínas e a massa do cabelo, perdida geralmente pela ação de calor e de químicas, mas não é um tratamento indicado para ser feito toda semana.

Como montar um cronograma capilar?

Para saber qual tipo de cronograma capilar o seu cabelo está precisando é preciso, em primeiro lugar, verificar a porosidade do seu fio e esse teste pode ser feito rapidamente, utilizando apenas um copo de água em temperatura ambiente. 

Se o seu cabelo boiar, ele precisa de hidratação; se não boiar e nem afundar, ele precisa de nutrição; e caso afunde, precisa de reconstrução, pois está completamente poroso e pedindo um socorro bem grande.

Seguindo essa linha de conhecimento, o seu cronograma deverá ser montado de acordo com a sua necessidade! Montaremos um rapidamente, apenas como exemplo, para que você se guie e consiga montar o seu, levando em consideração que o seu cabelo será lavado 3x na semana:

  • Semana 1: Utilize uma máscara de hidratação, uma máscara de nutrição e uma máscara de hidratação;
  • Semana 2: Utilize uma máscara de nutrição, uma máscara de hidratação e uma máscara de reconstrução;
  • Semana 3: Utilize uma máscara de hidratação, uma máscara de nutrição e uma máscara de hidratação;
  • Semana 4: Utilize uma máscara de nutrição, uma máscara de hidratação e uma máscara de reconstrução.

Você pode montar seu cronograma de acordo com sua necessidade, sempre repetindo mais vezes o que o seu cabelo está precisando mais e, caso o seu cabelo seja natural, não repita muitas vezes a etapa de reconstrução, pois ela é muito potente e deve ser utilizada apenas em último caso.

Após o primeiro mês, você pode repetir novamente o teste com o copo d’água para, caso seja necessário, trocar o seu cronograma. Por fim, recomendamos que você invista em boas máscaras de tratamento e faça tudo corretamente, para obter resultados mais rápidos. 

Últimos Artigos

Procurando Curso

0