Descubra os perigos da maquiagem de baixa qualidade

Descubra os perigos da maquiagem de baixa qualidade, lendo o nosso texto abaixo!
Anúncio

Em muitos casos, a maquiagem é rotina no dia a dia das mulheres, permitindo que estas contem com um bom efeito visual. No entanto, é necessário ficar atento quanto a procedência desses materiais.

Isso se dá, pois produtos de má qualidade podem trazer problemas complicados, como alergia e irritação na pele, podendo se agravar com o uso prolongado. A partir do nosso texto, confira os perigos e os cuidados que você deve tomar com maquiagens de baixa qualidade:

Descubra os perigos da maquiagem de baixa qualidade

No mercado, há diversos produtos cosméticos de qualidade, visto que os avanços nesse segmento contribuíram bastante para isso, ajudando a regular a sua composição. Desse modo, diversas pessoas podem adquirir produtos que cumprem o que prometem e dão um ótimo resultado. 

No entanto, há também produtos sem procedência comprovada, podendo trazer em sua composição diversos materiais tóxicos, como chumbo em grandes quantidade, que podem afetar a pele e a nossa saúde.

A Universidade da Califórnia, juntamente com a Escola de Saúde Pública de Berkeley, conduziram uma pesquisa que mostra que 16 de 32 marcas de batons e gloss disponibilizadas no mercado norte-americano continham mais chumbo do que o permitido no país. 

Essa pesquisa também comprovou que, em outras marcas de origem duvidosa, foi identificado excesso de metais pesados, como cromo (cancerígeno), titânio, alumínio e manganês. A partir desse estudo, o tema foi tão abordado no país que foi criada nos EUA a ONG Campaign for Safe Cosmetics (campanha para cosméticos seguros). 

A ideia dessa organização é criar um banco de dados com a análise de produtos comprovadamente seguros. Com isso, é possível incentivar empresas cosméticas e o governo a dar mais atenção à qualidade dos produtos comercializados.

De modo geral, ao utilizar um produto de maquiagem, que não se sabe quais materiais foram utilizados na produção, se corre um enorme risco principalmente na região dos olhos e na pele do rosto. 

Riscos para os olhos

As maquiagens de baixa qualidade podem causar irritações nos olhos, uma vez que esta se trata de uma área bastante sensível e também recebe muitos produtos ao mesmo tempo, como rímel, sombra, delineador, entre outros. 

A irritação e o desconforto são os sintomas mais amenos que estes produtos de má qualidade podem causar, pois, em casos mais graves, pode-se desenvolver blefarite, que é uma inflamação das glândulas que ficam nessa área. Eventualmente, essa inflamação pode afetar a visão se não for tratada adequadamente.

Riscos para a pele

A pele é outra parte do corpo que sofre bastante com os materiais tóxicos utilizados em maquiagens de baixa qualidade. A exemplo disto, temos o blush, que pode deixar a pele irritada e, em alguns casos, até manchá-la. Além disso, essas maquiagens também podem obstruir os poros, acarretando em espinhas e cravos inesperados.

Cuidados com a maquiagem

Ao usar maquiagens, principalmente se for diariamente, é necessário tomar diversos cuidados para que sua pele e olhos não sofram. Com isso, é importante retirar toda a maquiagem antes de dormir ou quando ela não for mais necessária. Para isso, você pode utilizar água morna, produtos específicos, como demaquilantes, e até shampoo neutro pode ser usado para a retirada da maquiagem.

É contraindicado que você durma de maquiagem, visto que este hábito pode acarretar em coceiras, conjuntivite, irritação e reações alérgicas. Retirar toda a maquiagem é importante porque seu uso durante toda a noite pode obstruir poros, aumentando as chances de formação de cravos e espinhas.

Se você notar qualquer irritação na sua pele e olhos, deve-se suspender o uso imediato de qualquer tipo de maquiagem, devendo lavar o rosto com água morna. Feito isso, procure um dermatologista, caso o problema persista ou não diminua. 

Vale lembrar que o barato sai caro, ditado que também serve para cosméticos e maquiagem. Por esse motivo, é importante que você opte por produtos conhecidos e recomendados por profissionais para evitar os perigos que as maquiagens de baixa qualidade podem causar.

Além disso, também é essencial cuidar do armazenamento de suas maquiagens, pois todos os cosméticos são submetidos a testes rigorosos antes de seguirem para as prateleiras, como forma de garantir que continuarão intactos até o fim da validade. 

Entretanto, caso sejam armazenados em ambientes com umidade e calor excessivos, como banheiros, existirá uma maior propensão à deterioração pela ação de bactérias e fungos.

Últimos Artigos

Procurando Curso

0