Ansiedade: confira dicas para controlar a ansiedade e viver melhor

Ansiedade: confira dicas para controlar a ansiedade e viver melhor, lendo o nosso texto abaixo!
Anúncio

Viver com ansiedade pode ser um grande desafio e quem sofre com esse problema sabe que as tarefas mais simples podem acabar se tornando grandes dificuldades. 

Para te ajudar a lidar com isso, elaboramos este texto com algumas dicas de como lidar com a ansiedade e controlá-la. Confira:

Anúncio

Principais dicas para você controlar a sua ansiedade

Organize a sua rotina 

Uma das melhores estratégias para enfrentar os problemas causados pela ansiedade é organizar a sua rotina. 

Todavia, vale lembrar que organizar a rotina não deve ser algo que acarreta ainda mais ansiedade para as pessoas. 

Por isso, é aconselhável que você elabore um cronograma para os seus dias e procure visualizar o tamanho real de seus afazeres.

Autoconhecimento

A sua ansiedade é única e para ajudar a entender melhor como ela funciona, quais são os gatilhos, etc. é preciso que você invista em autoconhecimento. 

Portanto, não busque por soluções milagrosas na internet, mas invista em si mesmo para descobrir como você pode lidar melhor e diminuir os problemas que ela lhe causa. 

Entenda seu sentimentos 

Uma das melhores formas de enfrentar os problemas de ansiedade é entendendo os seus próprios sentimentos. 

Para isso, pode ser importante que você retire as coisas da sua cabeça, pode ser falando ou escrevendo o que está sentindo, por exemplo. 

Isso vai te ajudar a identificar quais são os sentimentos que você está tendo e assim identificar o que está te causando a sensação de ansiedade. 

Preste atenção na sua respiração

A nossa respiração tem um papel muito importante, e pessoas que sofrem de ansiedade podem ter dificuldade de perceber a própria respiração. 

Uma das coisas que pode auxiliar alguém que está ansioso é prestar atenção na própria respiração por um tempo. 

Isso pode ajudar a pessoa a relaxar e se acalmar, sempre que você perceber que está começando a ficar nervoso lembre-se de respirar fundo algumas vezes.

Pratique atividades físicas

É importante lembrarmos que a ansiedade envolve não apenas aspectos da mente, mas também do nosso corpo, dessa forma, mantê-lo saudável é uma ótima estratégia de enfrentamento para esta condição. 

Uma boa opção é procurar por atividades físicas que proporcionam prazer e também ajudam a liberar a tensão acumulada provocada pela ansiedade.

As opções são muitas, entre elas: caminhada, corrida, algum esporte, academia, etc. basta que você encontre a que mais te atrai. 

Medite 

Você pode tirar um tempo do seu dia para fazer uma meditação ou apenas para ficar em silêncio controlando a respiração por alguns minutos. 

Esta prática costuma ajudar muito pessoas que sofrem com ansiedade e, caso queira, é possível encontrar profissionais que se dedicam a auxiliar pessoas que sofrem de ansiedade na hora de meditar e se concentrar no presente. 

Tenha atenção ao sono

Manter uma boa rotina de sono é muito importante e isto pode ser muito difícil para pessoas que sofrem de ansiedade. 

Mas é possível desenvolver algumas estratégias que te ajudam a dormir melhor, como se distanciar das telas, relaxar, etc. 

Procure ajuda 

Se você sofre com ansiedade é importante pedir ajuda, e nada mais indicado do que um profissional que saiba como te auxiliar. 

Não exite em procurar por psicoterapia ou por um tratamento psiquiátrico. Além disso, lembre-se que você pode contar com os amigos e pedir ajuda a eles quando precisar desabafar. Investir na sua saúde mental é uma das formas mais belas de autocuidado. 

ONLINE
GRÁTIS
FLEXIBILIZAÇÃO DE HORÁRIOS

CURSO

CURSO DE RESPIRAÇÃO E MEDITAÇÃO
Clique no botão abaixo para descobrir tudo sobre o curso de respiração e meditação online e grátis!
Você será redirecionado para outro site

Últimos Artigos

Procurando Curso

0

Você foi selecionada(o) para 4 cursos online grátis!​

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E VEJA OS CURSOS 👇🏻​​