Dicas de currículo para Primeiro Emprego e Jovem Aprendiz

Quando nunca se teve um emprego, é realmente um dilema: “o que colocar no currículo se eu não tive nenhuma experiência profissional?”

curriculo-ok-9821734
É a dúvida que passa pela cabeça de muitos.
Para começar e redigi-lo, você pode utilizar os modelos prontos existentes no word. Se você usa o Office 2010, basta abrir o Word, clicar em Arquivo -> Novo -> Currículos, como mostrado na imagem:
tuto-curriculo-300x224-8160749
Feito isso, é hora de escrever!

Anúncio

Dicas fundamentais:

  1. O mais importante para um currículo é ser simples e objetivo. Não tente inovar demais, usar fundos coloridos, desenhos ou letras muito diferentes. Use uma fonte padrão, como Arial ou Times New Roman.
  2. Dados pessoais: fundamental e já devem estar no topo do currículo. Neles, devem estar seu nome completo, data de nascimento ou idade, estado civil, telefone e e-mail. Será através deste telefone que a empresa entrará em contato com você.
  3. Objetivo: Muitos não dão importância, mas é fundamental colocar a vaga pretendida ou sua área de atuação. Assim, seu currículo fica mais fácil de ler e identificar suas pretensões.
  4.  Formação: coloque todas as formações por ordem de importância: respectivamente pós-graduação, graduação, curso técnico etc.
  5. Experiência Profissional: se você nunca teve um emprego, mas realizou um trabalho voluntário, pode incluí-lo neste tópico. Aliás, quem realiza um trabalho voluntário é muito bem visto pelos empregadores, já que fez um trabalho pelo bem do próximo e sem receber uma remuneração por isso. Estágio também é incluído neste tópico.
  6. Idiomas: coloque o idioma e em qual nível você o conhece (básico, intermediário, avançado ou fluente). Se estiver cursando algum idioma, também pode incluir, mas deixando isso claro no currículo. Cuidado, pois a empresa pode fazer teste sobre o seu nível de conhecimento no idioma.
  7. Informática: coloque seu nível de conhecimento nas ferramentas de informática e internet, como Word ou Excel por exemplo. Também nos níveis básico, intermediário ou avançado. Coloque sempre a verdade, pois durante a entrevista, é possível a aplicação de testes.
  8. Cursos: você pode incluir cursos, congressos e palestras. Mas cite apenas os que tiverem relação com a área de interesse. Não esqueça de colocar o tema e instituição onde foram realizados.
Dados como RG e CPF não precisam estar no currículo, pois estes documentos serão solicitados na hora da contratação. O correto é evitar expor estes dados, pois são confidenciais.

Também não é necessário pretensão salarial, data, assinatura ou foto. Quando a foto for necessária, o empregador irá solicitar.

Fonte: Catho, contratanet e G1

Imagem: link

Últimos Artigos

Procurando Curso

0

Você foi selecionada(o) para 4 cursos online grátis!​

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO E VEJA OS CURSOS 👇🏻​​